Rua Avelino Tallini, 171, Lajeado, RS
(51) 3714-7023 •

Codevat planeja 2020 em reunião

  08 de dezembro de 2019   Lucas George Wendt/Codevat
No dia 4 de dezembro, última quarta-feira, o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) realizou uma reunião de diretoria e conselho de representantes. Após um relato das ações com as quais o Codevat esteve envolvido em 2019, os temas relevantes para o próximo ano foram projetados pelos representantes da entidade.

Entre as pautas do Conselho para o 2020, estão temas como a Empresa Gaúcha de Rodovias e os pedágios estaduais. A presidente do Codevat Cintia Agostini comenta que respostas por parte do Governo do Estado em relação a questão são necessárias. “A gente vai articular o tema porque a região precisa de respostas. Precisa saber o que vai acontecer. Como nós vamos proceder, já que o Governo do Estado indica que EGR vai encerrar suas atividades? E até lá, como fica o atendimento? Como vai se dar a transição e como vai ser a ação?”, são alguns dos questionamentos do grupo.

O Aeródromo e o Porto de Estrela também estiveram em discussão. Ambas as estruturas, localizadas em Estrela, têm forte apelo regional. “Apoiando o aeródromo regional estão todas as entidades do Vale do Taquari. Estamos oferecendo apoio, também, ao tema do Porto de Estrela, para um uso diferenciado daquele território e aí se trabalhar com outras perspectivas — para depois vermos se o Vale, por exemplo, consegue avançar para o uso do modal hidroviário”, explica.

A inovação em pequenas cidades e projetos regionais fez parte das discussões. “Temos que debater, inclusive, particularidades dos municípios para que eles possam se inserir nesse processo. Temos que estar muito ativos nesse tema”, observa a presidente. Ainda na temática das pequenas cidades, o Codevat vai acompanhar o andamento da proposta de extinção dos pequenos municípios do Brasil — que terá reflexos amplos na região, caso seja aprovada no futuro. “Entendemos que não é o melhor caminho”, diz ela.

O início das atividades do Grupo de Trabalho Paritário da Concessão da Rodovia da Integração do Sul ganhou espaço na reunião. Serão ouvidos os usuários e formado um grupo técnico para o desenvolvimento das atividades de acompanhamento da Concessão. “Vamos, a partir desse grupo técnico, apoiar a representação que temos no Grupo de Trabalho Paritário e trabalhar com o tema da Concessão”.

Sobre as telecomunicações, a presidente comenta que esse foi um tema que avançou muito pouco em 2019. “Então nós queremos nos articular com outras entidades, inclusive de nível estadual e parceiras nossas, como federações estaduais, para que a gente pressione o Congresso para mudar a legislação vigente. Só isso que va fazer acontecer algum tipo de mudança no tema das telecomunicações”, argumenta ela. “Nós tentamos o Ministério Público. Nós tentamos Procon. Nós fomos até a esfera Estadual. Todos os nossos argumentos com as entidades acabam esbarrando na perspectiva na legislação vigente. Então o que tem que se fazer é mudar a legislação”, diz a presidente. O Codevat quer gerar um grande debate sobre as telecomunicações, pois esse tema não é importante apenas para o Vale do Taquari.

Outro tema que se trouxe à pauta foi a energia elétrica no Vale que, apesar dos avanços que se teve em momentos anteriores, ainda apresenta problemas na região. Segundo a presidente do Codevat, fontes de energia alternativas podem ser a saída emergente.

A fuga de talentos para outras áreas geográficas e mesmo outros tipos de atividades, que acontece tanto do meio urbano como do meio rural no Vale, foi parte das discussões. “Podemos constituir o Conselho enquanto entidade a liderar e esse tema”, diz Cintia. “A partir daí, contribuir para criação de estratégias, linhas de ação dos municípios para que eles tenham maneiras de manter e reter talentos, e de propor a associação familiar nas nossas propriedades. O conselho pode ser um grande articulador disso”, projeta presidente.

O turismo na região e como potencializar o segmento e a sequência das atividades do programa de governo Inova RS fecharam as discussões da reunião.

Texto: Lucas George Wendt/Codevat
Foto: Divulgação

Divulgação

Imprensa/Codevat